segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aula de Informática para o primeiro Ano

                   

                     Na sexta feira, dia 25, a turma do primeiro ano, teve a sua primeira aula na Sala de Informática. Nesta aula, eles aprenderam sobre o funcionamento básico dos principais periféricos que compõem um computador (Gabinete, Monitor, Estabilizador, Mouse e Teclado). 
                Para desenvolver neles maior habilidade com o mouse, jogaram um simples jogo de ligar pontos, que além de praticar o seu uso, também ajuda a fixar os números e sua sequência.  Eles adoraram e ficaram muito contentes. E nós realizados por poder ensinar com ferramentas que eles adoram.



 


Rafael Vicente.
Professor de Informática

COMPROVANDO A EXISTÊNCIA DO AR..

Turma: 8ª série
Professora: Lidia Ketlyn Heinig

                O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra. É fundamental para a manutenção da maioria das formas de vida. O ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem massa, exerce pressão e pode se expandir...
                Com o objetivo de perceber a existência do ar na água, no solo e no ambiente, os alunos da 8ª série realizaram alguns experimentos. Confira as fotos... 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Para entrar no ritmo das aulas




                    Agora não tem mais desculpa! Quem anda com aquela ressaquinha pós-férias precisa dar um jeito de retomar o ritmo… Claro que depois de dois meses dormindo e acordando tarde, sem grandes responsabilidades, podendo sair quando quer e com todo o tempo disponível para descansar, é difícil mesmo voltar a acordar cedo e esquematizar o dia para dar conta de todas as obrigações. Mas é só se empenhar um pouco que você consegue!
                   O primeiro passo é tentar regularizar o sono. E boa parte dessa higiene mental depende apenas da sua força de vontade. Em vez de ficar se distraindo no computador, jogando videogame ou vendo TV, estabeleça um horário que garanta, pelo menos, oito horas de sono até o momento que você precisa se levantar (sem ficar atrasado!). No mínimo uma hora antes do horário de ir para a cama, desligue os aparelhos eletrônicos. É um jeito de deixar seu cérebro ir se acalmando e entender que, logo, terá de descansar mesmo. Outra dica é evitar exercícios físicos pelo menos duas horas antes de ir para cama. A atividade física libera substâncias no organismo que nos fazem superbem, mas acabam nos deixando “ligados”. Aí não dá para dormir mesmo!
                     No dia seguinte, nada de ficar se enrolando na cama. Assim que o despertador tocar, você tem de se levantar. Se o sono for insuportável durante o dia, tire uma soneca à tarde para compensar. Mas nada de exageros! Se você dormir mais de uma hora e meia, vai ser mais difícil sentir sono à noite… E aí o ciclo recomeça: você dorme muito tarde, tem dificuldade para acordar cedo no dia seguinte, sente sono o dia inteiro, dorme à tarde…
                    E vamos usar o bom senso, né?! Balada durante a semana é uma bela roubada para quem pretende levar a escola a sério. Uma noite em que você tenha privação de sono é capaz de arruinar o resto da semana. Não tem essa de que dá para aguentar bem até o final de semana para tirar o atraso. Seu cérebro vai funcionar mais devagar enquanto você estiver privado de sono, o aprendizado vai ficar prejudicado, seu corpo vai se ressentir e ficar molenga… Não é melhor esperar a sexta-feira ou o sábado para sair? Aí, no dia seguinte, dá para dormir mais! Só não vale pesar a mão e começar tudo de novo. Se você se levantar às quatro da tarde no domingo, vai ser difícil dormir cedo e acordar disposto na segunda-feira, não é mesmo?





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE BOAS VINDAS - ALUNOS


PREZADO ALUNO,


Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam que dos seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.

O Conhecer não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade, de ação.

Juntos queremos  fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades.

Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme, com a humildade de um eterno aprendiz.


BEM VINDOS!