terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dicas para se dar bem no FISA

by Prof. Rafael

Pense no que você se destaca:



Canto          Dança           Teatro
      



Depois de escolher a categoria, pense no espetáculo!



Detalhe:

Escolha um número no qual você se identifique e que fique bem para você!


Resumindo:  no que você é bom?



Ensaie bastante!!




Muito!!





Pense bem, pelo histórico de premiações do FISA, todas as categorias tem chance de ganhar, o que mais importa é você acreditar na qualidade do que está fazendo e acreditar em você, ter fé e firmeza! 


Supere-se e viva o 3º FISA!
Dia 14 de novembro no Centro Cultural de Rodeio.


Como surgiu o calendário?


Se cada um tivesse a sua própria maneira de contar os dias, o mundo seria uma loucura! Por isso, é impossível imaginar a nossa vida sem o calendário. Mas, como será que ele surgiu? Um dos primeiros calendários de que se tem notícia é o romano (embora o homem já tivesse meios de se orientar no tempo antes disso). Diz a lenda que ele foi criado por Rómulo, primeiro rei de Roma, no ano 735 a.c.
O calendário romano baseava-se no ciclo lunar e tinha 304 dias divididos em 10 meses -- seis com 30 dias e quatro com 31. Naquela época, a semana tinha oito dias e só passaria a ter sete no ano 321 d.C. Foi Rómulo quem nomeou os primeiros quatro meses do calendário romano demartius, aprilis, maius e junius. Os meses seguintes foram simplesmente contados em latim: quintilis, sextilis, septembre, octobre, novembre edecembre.
Como esse calendário não estava alinhado com as estações do ano, que duram cerca de 91 dias cada uma, por volta do ano 700 a.c., o rei Numa, que sucedeu Rómulo no trono, decidiu criar mais dois meses: janus e februarius. Embora as estações estejam ligadas ao ciclo solar, o novo calendário romano continuou a seguir o ciclo lunar, mas passou a ter 354 dias (seis meses de 30 dias e seis de 29).
Durante o império de Júlio César, por volta do ano 46 a.c., o calendário sofreu mais mudanças. Os senadores romanos mudaram o nome do mês quintilius para Julius, para homenagear o imperador. O calendário passou a orientar-se pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas. O chamado calendário juliano foi uma tentativa de entrar em sintonia com as estações.
Foi criada uma rotina em que por três anos seguidos o calendário deveria ter 365 dias. No quarto ano, ele passaria a ter 366 dias, pois, após quatro anos, as 6 horas que sobravam do ciclo solar somavam 24 horas, isto é; mais um dia. Estava estabelecido o ano bissexto. Além dos meses alternados de 31 e 30 dias (excepto fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 em anos bissextos), passou-se a considerar janeiro, e não março, o primeiro mês do ano.
Mais tarde, quando o mês sextilius passou a ser chamado de Augustus, decidiu-se que o mês em homenagem ao imperador Augusto não poderia ter menos dias que o mês dedicado a Júlio César. Um dia de februarius foi então transferido para Augustus -- por isso hoje o mês de fevereiro tem 28 dias (ou 29 em anos bissextos). Para evitar que houvesse três meses seguidos com 31 dias, o total de dias dos meses de septembre a decembre foi trocado: setembro e novembro ficaram com 30 dias, outubro e dezembro com 31.
No fim do século 16 descobriu-se que o ciclo solar não tinha 365 dias e 6 horas redondas mas 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 16 segundos. Com alguns ajustes, passou a vigorar o calendário gregoriano (introduzido por ordem do papa Gregório XIII), usado hoje em quase todo o mundo. Só que os astrónomos do nosso tempo concluíram que, na verdade, o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,04 segundos! Mais uma pequena mudança (só são bissextos os anos de mudança de século que divididos por 9 tenham resto igual a 2 ou 6 -- por isso o ano 2000 foi bissexto) e chegamos ao modelo actual de calendário.
E assim vamos contando o nosso tempo...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EMEF "Santo Antônio" - 2º Ano 2012 - Tia Nota 10, Ziraldo (Homenagem par...

Diário de Anne Frank





by Letícia de Oliveira




Já imaginou ficar trancado durante um bom tempo em um porão durante a ditadura Nazista? Acredite,  Anne Frank, uma menina de 13 anos passou por isso. Toda sua experiência ela relatou em um diário que teria ganho em seu aniversário.

Anne Frank , de família judia, sofria muito em relação ao Nazismo. Em certa parte do seu diário, ela relata algumas condições de vida dos judeus. Acredita que entre as 08:00 da noite e as 06:00 da manhã judeus não podiam andar na rua?

Anne foi trancada em um porão durante muito tempo e ela sonhava que quando saísse de lá tivesse seus diários  publicados. 

Infelizmente, Anne morreu, mas duas mulheres (secretárias do prédio onde Anne foi trancada) encontraram os diários dela no porão. Sem terem mexido nos diários, as secretárias entregam-no para o pai de Anne, que realiza o desejo da filha. 



Hoje em dia, os diários encontram-se em 3 volumes diferentes, todos com as anotações reais de Anne. Lá, ela conta sobre seus colegas de classe até o drama da guerra. Ah, também tem muitas fotos!

 "Escrever um diário é uma experiência realmente estranha para alguém como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de treze anos. Bom, não importa. Tenho vontade de escrever, e tenho uma necessidade ainda maior de tirar todo tipo de coisa do meu peito.” – Anne Frank


Ótima leitura, abraços!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EMEF "Santo Antônio" - 6º JISA 2012 - Premiações do turno matutino

Será possível, um dia, viajar para o futuro?





by Jordi Tonet



Na verdade já foi comprovado que é possível viajar para o futuro. Foi organizado um teste para comprovar esta teoria, um satélite foi construído e colocado na orbita da terra. Ele foi deixado assim por dois anos, um relógio ficou na terra e outro foi com o satélite. Foi ai que surgiu uma grande descoberta, o relógio que ficou no satélite tinha avançado 2.39 milésimos, ou seja, apesar de ter viajado apenas dois milésimos foi comprovado a teoria de uma viagem par ao futuro. Um dos motivos para que o tempo não tenha avançado tanto é de que o satélite permanecia em baixas velocidades por isso não avançou tanto assim no tempo.  
Existem três maneiras de viajar para o futuro: a primeira seria alcançar a velocidade da luz e permanecer nela por um determinado tempo. A segunda seria atravessar um buraco de minhoca que é um atalho que liga milhões de anos luz. A terceira seria viajar até uma estrela e permanecer perto dela por um determinado tempo dependendo de quanto tempo você quer viajar para o futuro. Claro, que nenhuma dessas alternativas são muito palpáveis, pois em todas elas um ser humano ou qualquer ser vivo poderia aguentar as condições necessárias.
Entretanto viajar para o passado seria muito mais complicado. Existe apenas uma hipótese, que seria de entrar em um buraco negro que poderia modificar o espaço tempo, formando caminhos para momentos antigos. Porem a ideia clássica de viagem para o passado pode ser esquecida.Mesmo que a tecnologia e a física pudessem proporcionar uma visita ao passado não esta claro como isso aconteceria e quais seriam as consequências. O melhor mesmo é admitir os erros e conviver com eles.

Nova Imagem

Hoje, dia 18 de Outubro, registramos a fachada da nossa escola com as novas melhorias já finalizadas. 
Segue abaixo a imagem original.


Chá Literário




by Ana Julia Fiamoncini


Sexta feira dia 5 de novembro aconteceu o Chá Literário. Esse evento é promovido pela Escola Municipal Rodeio 32 e nós da Escola Santo Antônio tivemos o prazer de prestigiar. 

Este evento é organizado pela direção e professores da escola e conta com a participação dos pais e alunos. Foi muito divertido, pude perceber que as crianças da nossa escola adoraram principalmente o palhaço, ele foi a atração número 1 das crianças, seria uma boa ideia convidá-lo para se apresentar aqui na nossa escola também.

Este evento foi organizado também pelo nosso professor de Educação Física o professor Adilson, que fez um ótimo trabalho mesmo não sendo sua área de trabalho.

Nesta tarde acompanhamos várias atrações, como o palhaço que já citei, números de mágica, teatro, dança, música, poemas, etc.

Parabéns aos organizadores deste evento, ele já é um sucesso, continuem fazendo esse maravilhoso trabalho que vocês fazem todo ano.


E você que não participou está esperando o que?


 Ano que vem, trate de ir apreciar esse trabalho, vocês vão gostar como eu gostei muito.




Um abraço aos nossos leitores e até a próxima semana!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O FISA Está Chegando!




by Letícia de Oliveira


        O FISA está chegando. Você sabe o que é o FISA? É o Festival De Intérpretes Santo Antônio, que será realizado dia 14 de novembro. Este ano teremos a 3ª edição do FISA.

           No FISA os alunos podem cantar, contar piadas, fazer teatro, declamar poesias, dançar... O que vale é sua criatividade para impressionar os jurados e conseguir ganhar!

         Os alunos estão ansiosos para mostrarem seu talento para todos. O tão aguardado FISA está logo aí! Finalmente! Agora é ensaiar muito e perder a vergonha. Caia dentro e mostre seu talento!

          Boa sorte a todos que irão participar! Novembro está mais perto do que parece, é melhor correr antes que não haja mais tempo! Mostre seu talento para todos... Impressione! Só depende de você.

 Os pais também estão convidados!

Até a Próxima!